sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mais um dia de campo - Mulunguzinho / Rio do carmo







O programa municipal de Educação Ambiental realiza mais um dia de campo, evento em que escolas da zona urbana vão até a zona rural e ali socializam, mutuamente, suas ações pelo meio ambiente.


O dia 23 de outubro foi bastante intenso para as escolas Marineide Pereira da Cunha


( palestra feita peos alunos sobre saneamento ambiental),


Raimundo Fernandes (apresentação Planeta água/Banda de material reciclado),
Joaquim Borges (exposição de vídeo e fotos palestra sobre mata ciliar com professor Zemar) e
Celina Guimarães (maquete e orientação sobre pode ecológica).
A escola Deusdete Cecílio apresentou seu projeto Horta por gotejamento, sob a responsabilidade do professor alciomar.

Os alunos e professores ainda tiveram oportunidade de visitar o projeto Agroecológico das mulheres do assentamento, conhecendo "in loco" um modelo agroecológico de sucesso!

Na viagem de retorno uma pausa no rio do carmo, pois ninguém é de ferro.

Educadores dos NEA's participam de aula de campo no seminário do CEBAM







O Seminário do Coletivo Educador da Bacia apodí-Mossoró foi encerrado com uma aula de campo coordenada pelo professor Dr. Ramiro Camacho em alguns pontos da cidade, entre eles: área de reflorestamento da mata ciliar do apodí-Mossoró - Projeto Petrobrás; Barramento na comunidade Barrocas; Lixão cajazeiras, terminando na Praça do Museu Municipal. As visitas suscitaram reflexões acerca dos desafios para se alcançar um ambiente com mais qualidade de vida.

Alunos dos Núcleos de Educação Ambiental expoem no enconto do CEBAM







O Coletivo Educador da Bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, é formado por educadores de várias entidades da sociedade civil e do poder público e envolve 22 municípios desde a nascente até a foz. Em setembro, foi realizado na UNP um seminário que contou coma a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente.

As escolas, sede de NEA apresentaram baners com suas ações, painéis e exposições
Escola Municipal Castro Alves - maquete sobre importancia da mata ciliarEscola Municipal Francisco de Assis Batista - clareamento natural dos dentes com raspa de JuáEscolas Municipal José Benjamim - Herbário com plantas da comunidade São Manoel
Escolas: Joaquim Borges, Celina Guimarães, Marineide Pereira e Raimundo Fernandes apresentaram baners com aula de campo no estuário do rio Potengi.

Escola Municipal Duarte Filho realiza III Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente







A terceira CNIJMA que acontece até 15 de Novembro nas escolas de 6º ao 9º ano, está envolvendo de forma bastante positiva com os alunos das escolas municipais de Mossoró.
Temos como excelente exemplo a Escola senador duarte Filho, cuja equipe se dedicou de corpo e alma no estudo do tema Mudanças climáticas. Essas fotos são da abertura do evento que contou com centenas de Jovens, dos quias dois serão eleitos delegados para a conferência regional e de lá para a Nacional que ocorrerá 2009 em Brasília-DF.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Escola Municipal São Romão - Educação e Cidadania no semi-árido

Os alunos da escola Municipal Boa Fé, presentearam a comunidade com uma belíssima demonstração de criatividade, trabalho em equipe e cidadania. Desfilaram pelo assentamento representando os direitos básicos a uma qualidade de vida. Muita emoção. PARABÉNS!





Escola Municipal Duarte Filho






quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Vamos aprender sobre semi-árido na escola Municipal Maria do Céu?




Aprender a conviver e a pensar de forma positiva o semi-árido foi a máxima do projeto desenvolvido na Escola Municipal Maria do Céu. Os alunos e professores da escola construiram idéias positivas a partir dos conceitos estudados e perceberam a importância de elaborar, organizar e socializar as informações sobre os elementos naturais que nos rodeiam.

O semi-árido em destaque na Escola Municipal Boa Fé











Muitas atividades marcaram o projeto na Escola Municipal Boa Fé. Os alunos da professora Ana, mergulharam na história natural de sua comunidade e registraram muitas informações valiosas sobre a região onde moram. Todo o trabalho foi permeado de muita poesia, produção de textos, e muita criatividade.






terça-feira, 23 de setembro de 2008

Patrimonio arqeológico do semi-árido - Escola Municipal Antonio Fagundes

Apender a conviver com o semi-árido é estudar suas semelhanças e diferenças com outros ecossistemas e também visualizar as riquezas do seu patrimônio histórico. Os alunos da escola Antonio Fagundes participaram de aula de campo no lagedo de soledade, importante sítio arqueológico da região. Conheceram e se maravilharam com as sua inscrições rupestres, terminando com uma bela visita a Serra de Portalegre, deliciando-se com uma bela paisagem porque afinal, ninguém é de ferro!

Escola Municipal Elza Sena: Conhecendo a água do semi-árido





As crianças da Escola Municipal Elza Sena visitam estação de tratamento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte e aprendem importantes lições sobre como a água é tratada. Todas as informações adquiridas servirão para que as crianças possam levar para suas casas novas idéias sobre o uso e os cuidados com bem mais precioso do planeta.


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ciência e Arte na escola F.A. Batista

Uma intensa produção de textos, painéis e apresentações culturais marcou a mostra ecológica da Escola Municipal Francisco de Assis Batista. Os grupos pesquisaram sobre animais e plantas do semi-árido e apresentaram de forma artística as importantes informações adquiridas. O trabalho realizado contemplou ao mesmo tempo, as ações do programa Municipal de Educação ambiental e o projeto de convivência com o semi-árido. Parabéns para toda a equipe!



quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Registrando e recriando o seu espaço - Escola Municipal Neci Campos








Professores e alunos do assentamento Jurema, zona rural de Mossoró, investigaram e poetizaram sobre sua comunidade, não só observando seus problemas mas também identificando sua beleza. O resultado de todo esse trabalho pode ser percebido nos textos, paródias, desenhos e dramatizações realizadas na escola.






Conhecendo melhor os vegetais - Escola Municipal Genildo Miranda




Conhecer as diferenças e semelhanças dos vegetias tornou-se o principal objetivo da Escola Municipal Genildo Miranda . A pesquisa e o registro de diferentes tipos de vegetais resultou em excelentes painéis e textos produzidos pelas crianças da professora Maria. um trabalho envolvente e significativo.


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Escola Municipal Deusdete Cecílio de Araújo - Irrigação por gotejamento






A Escola Municipal Dusdete Cecílio de Araújo, está desenvolvendo excelente projeto, que envolve além do estudo das plantas nativas do Assentamento Mulunguzinho, alternativas de convivência com o semi-árido. Os alunos, sob a orientação do professor Alciomar implantaram na escola uma horta que funciona à base de irrigação por gotejamento, reutilizando garrafas pet e educando as crianças e jovens para o uso racional da água. Com certeza, uma grande iniciativa.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Rádio Sal da Terra - informação, diversão e talentos na Escola Municipal Andre Luiz


Os alunos da Escola André Luíz estão arrebentando no Ibope. A rádio Sal da Terra, criada a partir do projeto para a conquista do Selo unicef 2008, tem contribuído para a valorização e o conhecimento do nosso semi-árido. A programação da rádio apresenta o quadro "coisas nossas", comandado pelas alunas Natália e Amanda do 2º ano B. Já o quadro curiosidades ficou na responsabilidade do 4º ano C e é apresentado todas as quartas por Gecielly e Thaís. Monique Stefhany se revelou uma grande entrevistadora, fazendo perguntas muito interessantes ao caçador Deilson leandro. E não acaba por aí, temos também os repórteres Lucicláudio Alves, Fábio Alexandre e Gthielly Maíra. Um grande sucesso!


Além da rádio, muitas produções literárias também foram feitas na escola, entre elas " Os vaqueiros do semi-árido".

Crianças visitam a UFERSA no projeto da Escola Antonio Soares de Aquino

Ampliando os saberes aprendidos na sala de aula, os alunos da escola Municipal Antonio Soares de Aquino participaram de aula de campo na Universidade Federal Rural do Semi-árido. Com essa iniciativa, o projeto vivenciado para a conquista do Selo UNicef 2008, oportunizou a todos os envolvidos o acesso a informações especificas do semi-árido. Cada informação foi registrada com cuidado, discutida e posteriomente transformada em jornais, murais e painéis.

Escola Nono Rosado realiza aulas práticas

"Botando a mão na massa". Foi assim que o Projeto de convivência com o semi-árido se desenvolveu na escola Nono Rosado. Com muita pesquisa, mutirão para plantio de horta escolar e respeito ao meio ambiente.

Alunos e professores da Escola Nono Rosado aprendem sobre o valor das plantas para a saúde e em uma de suas muitas aulas práticas, fabricam o "lambedor", remédio caseiro de alto valor curativo.