Professores e alunos do assentamento Jurema, zona rural de Mossoró, investigaram e poetizaram sobre sua comunidade, não só observando seus problemas mas também identificando sua beleza. O resultado de todo esse trabalho pode ser percebido nos textos, paródias, desenhos e dramatizações realizadas na escola.
Gerência Executiva da Educação e do Desporto - Setor Educação Ambiental
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Conhecendo melhor os vegetais - Escola Municipal Genildo Miranda



Conhecer as diferenças e semelhanças dos vegetias tornou-se o principal objetivo da Escola Municipal Genildo Miranda . A pesquisa e o registro de diferentes tipos de vegetais resultou em excelentes painéis e textos produzidos pelas crianças da professora Maria. um trabalho envolvente e significativo.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Escola Municipal Deusdete Cecílio de Araújo - Irrigação por gotejamento



A Escola Municipal Dusdete Cecílio de Araújo, está desenvolvendo excelente projeto, que envolve além do estudo das plantas nativas do Assentamento Mulunguzinho, alternativas de convivência com o semi-árido. Os alunos, sob a orientação do professor Alciomar implantaram na escola uma horta que funciona à base de irrigação por gotejamento, reutilizando garrafas pet e educando as crianças e jovens para o uso racional da água. Com certeza, uma grande iniciativa.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Rádio Sal da Terra - informação, diversão e talentos na Escola Municipal Andre Luiz

Os alunos da Escola André Luíz estão arrebentando no Ibope. A rádio Sal da Terra, criada a partir do projeto para a conquista do Selo unicef 2008, tem contribuído para a valorização e o conhecimento do nosso semi-árido. A programação da rádio apresenta o quadro "coisas nossas", comandado pelas alunas Natália e Amanda do 2º ano B. Já o quadro curiosidades ficou na responsabilidade do 4º ano C e é apresentado todas as quartas por Gecielly e Thaís. Monique Stefhany se revelou uma grande entrevistadora, fazendo perguntas muito interessantes ao caçador Deilson leandro. E não acaba por aí, temos também os repórteres Lucicláudio Alves, Fábio Alexandre e Gthielly Maíra. Um grande sucesso!
Além da rádio, muitas produções literárias também foram feitas na escola, entre elas " Os vaqueiros do semi-árido".
Crianças visitam a UFERSA no projeto da Escola Antonio Soares de Aquino
.jpg)
.jpg)
Escola Nono Rosado realiza aulas práticas
.jpg)
.jpg)
Alunos e professores da Escola Nono Rosado aprendem sobre o valor das plantas para a saúde e em uma de suas muitas aulas práticas, fabricam o "lambedor", remédio caseiro de alto valor curativo.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Alunas Ana Paula e Carla Myrelly entrevistam morador da Serra Mossoró

As escolas municipais estão mesmo educando para a cidadania. O projeto de convivência com o semi-árido faz um estudo de caso da comunidade Serra Mossoró e lança muitas notícias interessantes no seu Jornal do campo. Aprecie os trechos da entrevista feita pelas repórteres Ana Paula e Carla Myrelly. E notícia do repórter Francisco alexandre sobre cultivo de girassóis.
Jornal integração - O jornal da Escola Carmélia Almeida
Olá pessoal , já saiu a primeira edição do Jornal Integração da Escola Municipal Carmélia Almeida. Está imperdível, com matérias sobre animais em extinção na comunidade rural de Mossoró, curiosidades sobre o que rola na internet, recadinhos, adivinhações, o quadro: convivendo com a natureza, entrevistas com caçadores e muito mais.
Confira essa paródia criada pelos alunos do 2º ano
Qunado olhei minha comunidade
com animais em extinção
eu perguntei aos caçadores
por que tamanha destruição
até mesmo o tatu
o peba e o preá
foram embora de sua terra
e foram morar em outro lugar
quando a comunidade
os animais não matar
os caçadores vão embora
e a fauna vai melhorar
Confira essa paródia criada pelos alunos do 2º ano
Qunado olhei minha comunidade
com animais em extinção
eu perguntei aos caçadores
por que tamanha destruição
até mesmo o tatu
o peba e o preá
foram embora de sua terra
e foram morar em outro lugar
quando a comunidade
os animais não matar
os caçadores vão embora
e a fauna vai melhorar
Assinar:
Postagens (Atom)