sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mais um dia de campo - Mulunguzinho / Rio do carmo







O programa municipal de Educação Ambiental realiza mais um dia de campo, evento em que escolas da zona urbana vão até a zona rural e ali socializam, mutuamente, suas ações pelo meio ambiente.


O dia 23 de outubro foi bastante intenso para as escolas Marineide Pereira da Cunha


( palestra feita peos alunos sobre saneamento ambiental),


Raimundo Fernandes (apresentação Planeta água/Banda de material reciclado),
Joaquim Borges (exposição de vídeo e fotos palestra sobre mata ciliar com professor Zemar) e
Celina Guimarães (maquete e orientação sobre pode ecológica).
A escola Deusdete Cecílio apresentou seu projeto Horta por gotejamento, sob a responsabilidade do professor alciomar.

Os alunos e professores ainda tiveram oportunidade de visitar o projeto Agroecológico das mulheres do assentamento, conhecendo "in loco" um modelo agroecológico de sucesso!

Na viagem de retorno uma pausa no rio do carmo, pois ninguém é de ferro.

Educadores dos NEA's participam de aula de campo no seminário do CEBAM







O Seminário do Coletivo Educador da Bacia apodí-Mossoró foi encerrado com uma aula de campo coordenada pelo professor Dr. Ramiro Camacho em alguns pontos da cidade, entre eles: área de reflorestamento da mata ciliar do apodí-Mossoró - Projeto Petrobrás; Barramento na comunidade Barrocas; Lixão cajazeiras, terminando na Praça do Museu Municipal. As visitas suscitaram reflexões acerca dos desafios para se alcançar um ambiente com mais qualidade de vida.

Alunos dos Núcleos de Educação Ambiental expoem no enconto do CEBAM







O Coletivo Educador da Bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, é formado por educadores de várias entidades da sociedade civil e do poder público e envolve 22 municípios desde a nascente até a foz. Em setembro, foi realizado na UNP um seminário que contou coma a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente.

As escolas, sede de NEA apresentaram baners com suas ações, painéis e exposições
Escola Municipal Castro Alves - maquete sobre importancia da mata ciliarEscola Municipal Francisco de Assis Batista - clareamento natural dos dentes com raspa de JuáEscolas Municipal José Benjamim - Herbário com plantas da comunidade São Manoel
Escolas: Joaquim Borges, Celina Guimarães, Marineide Pereira e Raimundo Fernandes apresentaram baners com aula de campo no estuário do rio Potengi.

Escola Municipal Duarte Filho realiza III Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente







A terceira CNIJMA que acontece até 15 de Novembro nas escolas de 6º ao 9º ano, está envolvendo de forma bastante positiva com os alunos das escolas municipais de Mossoró.
Temos como excelente exemplo a Escola senador duarte Filho, cuja equipe se dedicou de corpo e alma no estudo do tema Mudanças climáticas. Essas fotos são da abertura do evento que contou com centenas de Jovens, dos quias dois serão eleitos delegados para a conferência regional e de lá para a Nacional que ocorrerá 2009 em Brasília-DF.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Escola Municipal São Romão - Educação e Cidadania no semi-árido

Os alunos da escola Municipal Boa Fé, presentearam a comunidade com uma belíssima demonstração de criatividade, trabalho em equipe e cidadania. Desfilaram pelo assentamento representando os direitos básicos a uma qualidade de vida. Muita emoção. PARABÉNS!





Escola Municipal Duarte Filho